Como usar o Scratch:
Tutorial: Como usar o Scratch passo a passo
Tópicos:
1. Introdução ao Scratch
2. Interface do Scratch
3. Criação de um projeto simples
4. Adição de sprites e fundos
5. Programação de movimentos
6. Utilização de blocos de controle
7. Utilização de blocos de eventos
8. Utilização de blocos de aparência
9. Utilização de blocos de som
10. Utilização de blocos de variáveis
Vamos começar!
1. Introdução ao Scratch:
O Scratch é uma plataforma de programação visual que permite criar histórias interativas, jogos e animações. Ele utiliza blocos de código que podem ser encaixados para criar programas.
2. Interface do Scratch:
A interface do Scratch é dividida em três principais áreas:
- Palco: é onde a animação ou o jogo será exibido.
- Blocos de código: são os blocos de programação que podem ser arrastados e encaixados.
- Área de sprites: é onde você pode adicionar personagens ou objetos para o seu projeto.
3. Criação de um projeto simples:
- Abra o Scratch e clique em "Criar" para começar um novo projeto.
- Você verá um sprite de gato padrão no palco.
- Clique no ícone do lápis no canto inferior direito para abrir o editor de sprites.
4. Adição de sprites e fundos:
- Clique no botão "Escolher um novo sprite do arquivo" para adicionar um sprite de sua escolha.
- Você também pode clicar no botão "Escolher um novo plano de fundo do arquivo" para adicionar um plano de fundo.
- Arraste os sprites para a posição desejada no palco.
5. Programação de movimentos:
- Vá para a seção de blocos de código e arraste o bloco "quando a bandeira verde clicada" para a área de scripts.
- Em seguida, arraste o bloco "mover 10 passos" para baixo do bloco anterior.
- Clique na bandeira verde no canto superior direito para ver o seu sprite se mover.
6. Utilização de blocos de controle:
- Arraste o bloco "se" para a área de scripts abaixo do bloco "mover 10 passos".
- Insira uma condição, por exemplo, "tocar na borda".
- Arraste o bloco "parar" para dentro do bloco "se" para fazer o sprite parar quando tocar na borda.
7. Utilização de blocos de eventos:
- Arraste o bloco "quando a bandeira verde clicada" para a área de scripts.
- Adicione blocos de movimento ou outros comandos para que o sprite execute ações quando a bandeira for clicada.
8. Utilização de blocos de aparência:
- Arraste o bloco "trocar efeito de fantasma por 50" para a área de scripts abaixo do bloco "mover 10 passos".
- Experimente outros blocos de aparência, como alterar o tamanho ou a rotação do sprite.
9. Utilização de blocos de som:
- Arraste o bloco "tocar som [som]" para a área de scripts.
- Escolha um som na lista suspensa ou importe seu próprio som.